"O raciocínio lógico leva você de A a B. Imaginação leva a qualquer lugar que você quiser"
Albert Einstein

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A Polêmica das Células-Tronco

Para se posicionar a respeito do uso ético das células-tronco, leiam a entrevista da Dra. Mayana Zatz e do Padre Vando Valentino.

"Há quem confunda estudos com células-tronco embrionárias com aborto. Isso é um absurdo. Enquanto os embriões não têm células nervosas, nem estão num útero, não são seres vivos". Dra. Mayana Zatz.
Clique aqui: Dra. Mayana Zatz

Clique aqui: Pe. Vando Valentini 

8 comentários:

  1. inviolavel e a vida de inumeros pacientes que morrem prematuramente ou estão confiados a uma cadeira de rodas e poderias se beneficiar dessas pesquisa, ha pessoas confundindo pesquisa com células-tronco embrionarias com aborto. por isso motivo sou a favor.
    cleiciane barbosa alves.

    ResponderExcluir
  2. Sim sou a favor por que e bom, e ajuda as pessoas que precisam e pode salvar muitas vidas. E a proibição que tem no Brasil e absurdo por que e inúmeros pacientes que morrem prematuramente ou estão confinados a uma cadeira de roda e poderiam se beneficiar dessas pesquisas.
    cleiton

    ResponderExcluir
  3. Inviolável é a vida de inúmeros pacientes que morrem prematuramente ou estão confinados a uma cadeira de rodas e poderiam se beneficiar dessas pesquisas. Não existe um consenso sobre quando começa a vida. Há gente confundindo pesquisa com células-tronco embrionárias com abortos. Mais estamos preocupados com os pacientes que morrem por causa de doenças neurodegenerativas ou que estão imobilizados por causa de acidentes. Por isso, é preciso que se entenda a diferença entre aborto e pesquisa com células-tronco embrionárias. Não haverá vida se não houver uma intervenção humana para colocar o embrião no útero.
    A terapia com células-tronco , pode ser considerada com o futuro da medicina regenerativa. Entre as áreas mais promissoras, estão o tratamento para diabetes, doenças neuromusculares, como as distrofias musculares progressivas e as doenças de Parkinson. Com as células-tronco, também se poderá promover a regeneração de tecidos lesionados por causa não hereditária, como acidentes, ou pelo câncer.
    Mylena Gomes.

    ResponderExcluir
  4. Sim eu sou a favor por que célula poder ajudar muita agente :)
    A terapia com células-tronco , pode ser considerada com o futuro da medicina regenerativa. Entre as áreas mais promissoras, estão o tratamento para diabetes, doenças neuromusculares, como as atrofiarias musculares progressivas e as doenças de Parkinson. Com as células-tronco, também se poderá promover a regeneração de tecidos lesionados por causa não hereditária, como acidentes, ou pelo câncer.com as células tronco.

    Dominque Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é a favor mesmo sendo células-tronco embrionárias Dominique? Apresente argumentos baseados na leitura das entrevistas propostas, ok? Vou aguardar...

      Excluir
  5. Olha professora, saiu no Jorna Folha de Boa Vista: O policial militar Edmundo Oliveira Lima Jr., de 31 anos, afirma orgulhoso que a doação de medula óssea o fez perceber que uma vida é capaz de mudar o destino de muitas outras. Edmundo foi o primeiro doador do estado a realizar o transplante de medula óssea. tá nesse link: http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=162542

    ResponderExcluir
  6. Olá grupo 4, que surpresa boa!!!
    Eu também vi essa reportagem e lembrei do nosso projeto. Não é o máximo saber que o que estudamos já faz parte do nosso dia-a-dia? Obrigada por compartilhar a informação. Ah, só pra acrescentar, quem foi mesmo que escreveu do grupo?

    ResponderExcluir
  7. Outros comentários que não entraram na Dissertação nem foram publicados no Blog pelos estudantes:

    - “Eu sou a favor, porque a Mayana é uma pesquisadora e bióloga reconhecida. Em 2005, a lei foi aprovada, só que precisa entrar em vigor. Ela tá lutando para conseguir. Se entrar em vigor vai salvar muitas vidas, tem pessoas que estão paraplégicas e podem conseguir voltar a andar...” “...tem pessoas que são contra, inclusive da igreja, religiosos, que dizem que são contra porque isso (o uso de células-tronco embrionárias) é um aborto. Mas ela (Mayana) explica que não é um aborto, porque tirado antes de 15 dias ainda não é vida”. (A12)

    - “Ao mesmo tempo sou a favor porque essa vida que seria morta (o embrião descartado) de grátis (de qualquer maneira) vai ser usada para salvar outra vida, porém, esse troço aí tá embolado” (A13).

    - “Eu concordo que ajude essas pessoas pelo fato de ter sido criado em laboratório, agora, caso seja criado na barriga da mulher, quando ali era uma vida, sou totalmente contra o aborto...” (A19)

    - “Sim sou a favor, porque é bom e ajuda as pessoas que precisam e pode salvar muitas vidas e a proibição que tem no Brasil é absurda, porque inúmeras pessoas que morrem prematuramente ou estão confinados a uma cadeira de rodas e poderiam se beneficiar dessas pesquisas” (A4).

    ResponderExcluir