"O raciocínio lógico leva você de A a B. Imaginação leva a qualquer lugar que você quiser"
Albert Einstein

Mapas Conceituais

Olá queridos alunos e alunas,
Os mapas que vocês elaboraram ficaram muito bonitos e demonstram que vocês já conhecem bastante sobre células. Porém, algumas ligações entre os conceitos podem estar erradas. De acordo com o que você estudou, leu, pesquisou, identifique possíveis erros e corrija ao fazer uma explicação sobre o mapa de seu grupo.
Para realizar esta atividade, desça até o final das imagens e escreva no espaço “Postar um comentário”. Identifique o número de seu grupo e escreva sua explicação sobre o mapa do grupo.
Ótima atividade! Aguardo a participação de TODOS!!!
Se tiverem dúvidas para realizar a atividade, me mandem um e-mail: raildassales@gmail.com. Terei o maior prazer em responder. 
OBS: Coloquei abaixo dos Mapas Conceituais apenas as iniciais dos nomes. 
Abraços, Railda Sales  

2º MAPAS CONCEITUAIS - Uso do software Cmap tools (Linux)


Segundo Mapa Conceitual - Grupo 1: R; J; Jh; Dh

Segundo Mapa Conceitual - Grupo 2: J.S; C; A; V

Segundo Mapa Conceitual - Grupo 3:  R; L; E; K

Segundo Mapa Conceitual - Grupo 4: C; T; M; L.

Segundo Mapa Conceitual - Grupo 5: A; N; D; L.

1º MAPAS CONCEITUAIS

GRUPO 1: R; J; Jh; Dh.

GRUPO 2: J. S; C; J. R.

GRUPO 3: R; L; E; K. 

GRUPO 4: C; T; M; L.

GRUPO 5: A; N; D; L. (Foto do Mapa)
Grupo 6: A; V.

Para baixar modelos de Mapas Conceituais de diversos conteúdos de Biologia elaborados pelos especialistas Amabis e Martho acesse o link: Mapas Conceituais




26 comentários:

  1. grupo 4: cleiciane, luana,tarlyson e mylena

    foi um praser em participar e comentar sobre esse assunto, além de tudo célula é algo muito importante na nossa vida, ela faz parte do nosso corpo; no nosso crescimento e reprodução.

    ResponderExcluir
  2. Olá grupo 4!!! Que alegria tê-los por aqui!!!
    Agora que já conhecem o caminho coloquem aqui como fizeram o 1º mapa conceitual. Encontraram alguma ligação conceitual errada? Como podem corrigir? Escrevam aqui.
    Abçs, Railda

    ResponderExcluir
  3. mapa do grupo dois...
    celulas tronco pódem gerar vida e reconstruir parte do corpo
    o amazenamento pode custa ate 4.500 reais.

    ResponderExcluir
  4. ei profe ? o nosso mapa e o mais bonito kkk. grupo 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Grupo 2! O mapa de vocês está muito bonito mesmo, e apresenta vários conceitos de células. Mas a organização destes conceitos não deixa muito claro a ordem em que aparecem. Por exemplo: Onde fala da célula eucariótica, poderia colocar 03 setas e ligar aos conceitos "membrana plasmática, citoplasma e núcleo", e daí ligar os conceitos que correspondem aos mesmos, ok? Percebem isso?

      Excluir
  5. mapa 1
    no grupo 1 o titulo esta escrito errado, células não são núcleos i sim tem núcleos, quando ele ligaram o nucleo ao citoplasma, membrana plasmática, e eucariontes além de esta ligada nos blocos errados o conceito eucarionte esta errado.

    ResponderExcluir
  6. mapa 2
    neste grupo as ligações que estão erradas onde eles " tem " eram para serem colocado as ligações na mesma altura.

    ResponderExcluir
  7. mapa 4
    neste grupo o que fizeram errado foi dizer que uma celula é um núcleo e outra ligações erradas.

    ResponderExcluir
  8. mapa 1
    primeiramente em vez de "células" colocaram "celulares".
    segunda as células não "são" núcleo elas "tem" núcleo.
    não é o núcleo que tem "citoplasma, membrana plasmática, eucarioteca, e sim a célula.
    em vez de "membrana", colocaram menbrana.

    ResponderExcluir
  9. mapa 5
    este grupo fez o mapa corretamente só o que faltou foi colocar mas conceitos.

    ResponderExcluir
  10. mapa 2
    as partes da célula tem que ficar na mesma altura.
    as ligação estão desorganizada.
    algumas palavras estão escrito incorretamente.

    ResponderExcluir
  11. mapa 3
    as palavras estão escritas incorretamente e desorganizadas.

    ResponderExcluir
  12. mapa 4
    esta faltando alguns conceito e a ligação estão errada..

    ResponderExcluir
  13. mapa 6
    neste mapa tem algumas ligações corretas porem, tem outras que faltaram ser especificadas por exemplo " animal e vegetal" ( o que é isso ?) e faltou por mas conceitos.

    ResponderExcluir
  14. mapa 3
    o grupo 3 faltou por mas conceitos.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. mapa 6
    pouco conteúdo.
    falta de organização.

    ResponderExcluir
  17. No segundo mapa!
    Neste trabalho nós do grupo 3 tivemos mais conceitos sobre o que é células , acrescentamos mais coisas que no outro mapa falamos que a pesquisa da célula-tronco ainda esta em andamento e servem para tratamento de doenças como diabetes e paralisia cerebral, falamos também que na célula eucariontes tem núcleo o que tem no núcleo e o que não tem são procariontes, de que modo que o núcleo se expande, poderíamos falar também de quanto custa o tratamento e onde tem sido feito os tratamentos aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  18. No nosso segundo mapa conceitual colocamos mas conteúdos e organizamos bem.
    Célula são unidades de vidas, elas se formam de células-troncos, a mesma tem eucariontes e procariontes.
    Eucariontes têm membrana plasmática, núcleo e citoplasma, núcleo divide meiose e mitose, tem DNA e nucléolos, o citoplasma contem centríolos, ribossomos, mitocôndrias, complexo de golgiense e lisossomos.
    Procariontes não tem núcleo, tem citoplasma, membrana plasmática e parede celular.
    Células-tronco encontram-se no embrião, no cordão umbilical, divide-se em onipotentes, pluripotentes, totipotentes. A mesma e usada em tratamento como câncer, diabetes entre outros.

    ResponderExcluir

  19. Percebemos que o mapa que fizemos estava errado. Como podemos ver nas ligações estava meio que desorganizado . e vimos que estava errado sobre as células procarióticas e eucarióticas porque colocamos que so a procariontes possuíam parede celular. Sendo que as duas células possuem...
    jessica santos

    ResponderExcluir
  20. No nosso mapa, fizemos o que conseguimos aprender sobre Células, colocamos que células-tronco é usada em tratamentos de síndrome de down, e está errado. Como o tempo estava corrido, não deu para colocar mais coisas, tipo, onde encontra-se as células-tronco. Ainda falta muitas coisas no nosso mapa. Mais o que aprendemos foi isso ai!
    Mylena Gomes.

    ResponderExcluir
  21. Oi sou Jéssica santos tenho 17 anos, detesto falsidade gosto de sinceridade . moro no caraná amo fica em casa, faço curso todo sábado de auxiliar administrativo , departamento pessoal e escrituração fiscal. Gosto de ir pra fazenda da minha sogra. Pretendo me forma em medicina.
    jessica santos

    ResponderExcluir

  22. Mapa 1: estava errado no titulo no lugar de células eles colocaram celulares . no lugar de bota são núcleo eles teriam que te colocado possuem núcleo. E faltou outras coisas.
    Mapa3: faltou colocar mais coisas poderiam ter organizado mais no lugar que fala ``tem duas`` eles deveriam ter colocado existem dois tipos de células a animal e a vegetal.
    Jessica santos

    ResponderExcluir

  23. O grupo 4 poderia ter falado mais um pouco mais esta bom
    0 grupo 5 poderia ter algo mais pois fala muito pouco sobre as células
    O grupo 6 fala muita coisa falaram poucas coisas faltou organização no mapa conceitual

    ResponderExcluir