"O raciocínio lógico leva você de A a B. Imaginação leva a qualquer lugar que você quiser"
Albert Einstein

O Projeto



Pesquisa dos Estudantes em resposta aos questionamentos do projeto.
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O Desenvolvimento do projeto:
A fase de desenvolvimento do Projeto Células-tronco com os sujeitos da pesquisa foi também de assimilação de novos conceitos e foi realizada mediante uma “sequência didática”, como estratégia de aprendizagem de conceitos científicos de Biologia Celular.
Esta sequência didática seguiu o que Santos (2011) denomina de reconstrução do conhecimento ou da facilitação da aprendizagem significativa. Para o autor, “são, na verdade, sete atitudes que, na ordem em que são apresentadas, podem compor a ação docente que visa promover aprendizagens significativas” (p. 73-74) e podem ser aplicadas a qualquer nível de ensino:
a)     Dar sentido: A atitude de “dar sentido” ao conteúdo parte do pressuposto que toda aprendizagem se realiza segundo um significado contextual e emocional.
Ação: exibição de um vídeo sobre o tratamento com células tronco.
b)     Especificar: o estudante deve perceber as características particulares do conteúdo estudado.
Ação: conversa informal com os estudantes, no sentido de especificar o que os estudantes sabiam ou gostariam de saber sobre células-tronco, originando as certezas e dúvidas dos estudantes.
c)     Compreender: relaciona-se à aprendizagem do conceito e sua utilização em contextos diversos.
Ações: apresentação do vídeo educativo “Como são as Células: O Corpo Humano”; pesquisa na internet e leitura do texto impresso: “As Células e os Seres Vivos”; utilizamos a aprendizagem mecânica, expositiva, mediante a leitura do texto “dividindo para crescer”, empregado como organizador prévio e apresentação de slides a respeito de divisão celular propiciando a introdução de novos conceitos; foram utilizados dois objetos de aprendizagem elaborados nos aplicativos PowerPoint e Excel e mapas conceituais como facilitador da aprendizagem.
d)     Definir: significa esclarecer um conceito, neste caso, o estudante “deve definir com suas palavras”.
e)     Argumentar: é relacionar logicamente vários conceitos.
Ação: elaboração de um texto, no qual precisavam discorrer sobre tudo que aprenderam (estudaram) sobre células. Nesta ação contemplamos as atitudes de Definir e argumentar.
f)      Discutir e Levar para a vida: deve ser promovido mediante “uma cadeia de raciocínio pela argumentação”, a fim de transformar a realidade.
Ações: realização de debate e socialização do projeto para duas turmas de 2ª série, mediante exibição dos slides.

Para mais informações sobre as etapas de reconstrução do conhecimento ou da facilitação da aprendizagem significativa, leia:
SANTOS. J. C. F. Aprendizagem Significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. 4 ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.
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UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS
PROJETO DE APRENDIZAGEM

Público alvo: Turma 120 – Vespertino
Tema: Biologia Celular
Delimitação do Tema: Células-tronco

Problema: De que forma as aplicações de células-tronco podem contribuir para recuperação da saúde das pessoas e para a melhoria da qualidade de vida?
Objetivo geral: Pesquisar como as células-tronco podem contribuir para a cura de certas doenças e garantir uma melhoria na qualidade de vida das pessoas.
Certezas Provisórias:
- pode gerar outra vida
- Reconstrói outras partes do corpo
- Só existe um tipo de célula-tronco.
Dúvidas provisórias;
- O que são Células-tronco?      
- Onde são encontradas as Células-tronco?
- Para que servem?
- Como podem ser usadas?
- quanto custa o tratamento com células-tronco?
- como podem ser guardadas?
- Em quantas pessoas já fizeram testes?
- Como elas surgem?
- As células-tronco são iguais a outros tipos de células?
- Quais doenças elas podem curar?
- Onde são realizados tratamentos com células-tronco no Brasil?
- Os resultados são sempre positivos?
- Tem algum efeito colateral?
- Por que as pessoas tem que ser compatíveis?
- A pessoa doadora de Células-tronco pode ser prejudicada?


Conteúdo
Forma de Assimilação
Organização celular da vida
·         A célula como unidade estrutural e funcional dos seres vivos:
- Dimensões celulares
- Células procarióticas e eucarióticas;
- Células vegetais e animais
-  Ciclo Celular: interfase, mitose e meiose.


Subordinada e Superordenada, mediante diferenciação progressiva e reconciliação integrativa.

Metodologia
- Pesquisa bibliográfica e na internet;
- Apresentação de vídeos educativos, slides e objetos de aprendizagem;
- Elaboração de mapas conceituais;
- Debates;
- Participação e Interação no Blog TIDI, na resolução de atividades, comentários nas postagens, explicação dos mapas conceituais;
- Produção de uma apresentação de slides para apresentar os conceitos adquiridos durante o desenvolvimento do projeto;
- Socialização do projeto no ambiente escolar;
- Avaliação diagnóstica, processual e final.

CRONOGRAMA
AÇÕES
MESES
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
SEMANAS
SEMANAS
SEMANAS
SEMANAS
3
4
1
2
3
4
1
2
3
4
1
2
Avaliação diagnóstica
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Elaboração do projeto de aprendizagem


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Elaboração de mapas conceituais

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Apresentação de vídeos educativos, slides e objetos de aprendizagem;


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Pesquisa bibliográfica e na internet




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Participação e Interação no Blog TIDI, na resolução de atividades, comentários nas postagens, explicação dos mapas conceituais.


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Debates em sala






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Produção de atividade


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Socialização do projeto










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Avaliação final











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AVALIAÇÃO
- Avaliação escrita diagnóstica e final (prova escrita);
- Mapas conceituais;
- Observação e análise da participação do aluno durante todo processo, em sala de aula e no Blog;
- Produção de texto sobre células;
- Análise de conteúdo do debate;
- Socialização do projeto.

13 comentários:

  1. onde são encontradas as Células-tronco?
    resposta:
    Em embriões recém-fecundados (blastocistos), criados por fertilização in vitro - aqueles que não serão utilizados no tratamento da infertilidade (chamadas embriões disponíveis) ou criados especificamente para pesquisa; embriões recém-fecundados criados por inserção do núcleo removido - reposição de núcleo celular (denominada clonagem); células germinativas ou órgãos de fetos abortados; células sanguíneas de cordão umbilical no momento do nascimento; alguns tecidos adultos (tais como a medula óssea ) e células maduras de tecidos reprogramadas para ter comportamento de células tronco.
    Nome do site:
    //wwwctfar.blogspot.com.br/2010/04/onde-as-celulas-tronco-podem-ser.html

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  2. Olá grupo... Que grupo mesmo? Faltou colocar o nome da dupla, tá? Podem também dá uma resumida com as palavras de vocês. Mas, foi bem positivo colocar a fonte de onde retiraram, valeu! Vou esperar uma resumida com as palavras de vocês... Não esqueçam de colocar os nomes ou fakes, ok?

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  3. GRUPO 4.
    O que são células-tronco?
    As células-tronco são células com capacidade de renovação através da mitose e podem originar tipos especializados de células, que formam os diferentes tecidos do corpo humano.

    Onde são encontradas as células-tronco?
    As células tronco são encontradas nos tecidos embrionários.

    Para que servem?
    Uma das principais aplicações é produzir células e tecidos para terapias medicinais.

    Como podem ser usadas?
    As células-tronco são utilizadas para regenerar tecidos e orgão com alguma doença ou deficiência.

    Como podem ser guardadas?
    As células são extraídas do cordão umbilical de bebês e podem ser congeladas por pelo menos 15 anos, sem se deteriorar.

    Quais doenças elas podem curar?
    As doenças mais comuns são essas: Obesidade, Osteoporose, Doenças cardíacas, do Fígado, Alzheimer,
    Parkinson, Artrite reumatóide, Diabetes, Displasia do timo,
    Traumatismo craniano, Anoxia cerebral.

    Os resultados são sempre positivos?
    A maioria dos resultados são positivos.

    Tem algum efeito colateral?
    Em alguns tratamentos sim.

    A pessoa doadora de Células-tronco pode ser prejudicado?
    Pode ser prejudicado ao se submeter a um tratamento não comprovado, mesmo que tenha uma condição incurável.

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  4. Olá grupo 4! Ótimo trabalho... podem postar o nome do grupo? Quanto às certezas vocês conseguiram algumas comprovação? Indico a leitura do texto do site Brasil escola. O link se encontra na aba de "pesquisa".
    Abçs, Railda

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  5. Grupo 4: Cleiciane, Luana, Tarlyson, Mylena.

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  6. o nosso mapa, foi uma baseque tivemos sobre ''o que é célula''. construimos o mapa com o que lembramos no momento e foi organizado com objetivo de mostrar o que são células e o que são constituidas.
    só faltou aplimorar o mapa e falar mais sobre os conhecimento de células.
    grupo: natalia, aliny, larissa, dominique e janderson.

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  7. Oi Natália, Aliny, Larissa, Dominique e Janderson, obrigada pela postagem. Lembrem que estamos falando dos mapas conceituais. Vamos postar na aba do mapas, ok? Quando abrir a aba dos mapas, por favor coloquem qual o número de seu mapa e, acrescente o que mais o grupo aprendeu sobre células ao longo do projeto, ou seja, que novas ligações o grupo faria.
    Aguardo a participação de todos!!!

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  8. quanto custa o tratamento com células troncos?
    O Ministério da Saúde aprovou um orçamento de 13 Milhões em três anos para a pesquisa das células-tronco da qual participam alguns grandes hospitais brasileiros com o instituto do coração.
    Grupo 5
    O custo do armazenamento do cordão umbilical em Banco Privado varia de empresa para empresa. O valor da coleta (out. de 2012) gira em torno de R$ 6.000,00 (seis mil reais) e a anuidade paga para a manutenção do material fica em torno de R$ 1.000,00 (hum mil reais).
    Grupo 1
    O custo por paciente a ser pago pelo governo será de aproximadamente 20 mil reais.
    grupo 3

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  9. onde são realizado os tratamentos com células tronco no Brasil?
    Os tratamentos com células-tronco são feitos apenas em grandes centros de pesquisa, como os grandes hospitais e somente para pacientes que assinam um termo de consentimento e concordam em participar desses estudos clínicos. Dentre estes se destacam:
    Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na Bahia;
    UFRJ (Universidade federal do rio de janeiro)
    São Paulo;
    Rio Grande do Sul
    Curitiba.
    Grupo 2, 3, 4

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  10. tem algum efeito colateral?
    As células tronco podem cicatrizar ferimentos regenerando as células daquele local e tecidos inteiros beneficiando aquele individuo. Mas as vezes o tratamento é inútil. Essa inutilidade pode vir a causar um desequilíbrio na homeostase do organismo podendo levar a diversas consequências.  Essas consequências é que não se sabe ainda, pelo fato de ainda não se ter um estudo completo das células-tronco. 

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  11. por que as pessoas tem que ser compatíveis?
    Essa estratégia evitaria o risco de rejeição que os pacientes correm durante um transplante.
    para não ocorrer o risco de rejeição, ou seja de morte.
    Grupo 3, 4

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  12. pessoa doadora de célula-tronco pode ser prejudicado?
    O doador não é prejudicado e volta a sua rotina diária um ou dois dias após à doação.
    Será um incômodo passageiro para você, porém, sua doação salvará uma vida.

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  13. Pode gerar outra vida
    As células-tronco realmente se diferenciam formando todos os tipos de células, tecidos, órgãos e sistemas do novo ser vivo.
    Só existe um tipo de célula-tronco?
    • Células-tronco embrionárias (embriões)
    – Totipotentes, aquelas células que são capazes de diferenciarem-se em todos os 216 tecidos que formam o corpo humano
    – Pluripotentes ou multipotentes, aquelas células capazes de diferenciar-se em quase todos os tecidos humanos.
    • Células-tronco adultas - (medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta, e outros).
    – Oligotentes, aquelas células que se diferenciam em poucos tecidos;
    – Unipotentes, aquelas células que se diferenciam em um único tecido.

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