Pesquisa dos Estudantes em resposta aos questionamentos do projeto.
Clique aqui:
________________________________________________
O Desenvolvimento do projeto:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
Clique aqui:
________________________________________________
O Desenvolvimento do projeto:
A fase de desenvolvimento do Projeto Células-tronco com os sujeitos da pesquisa foi
também de assimilação de novos conceitos e foi realizada mediante uma “sequência
didática”, como estratégia de aprendizagem de
conceitos científicos de Biologia Celular.
Esta sequência didática seguiu o que Santos (2011) denomina de reconstrução
do conhecimento ou da facilitação da aprendizagem significativa. Para o autor,
“são, na verdade, sete atitudes que, na ordem em que são apresentadas, podem
compor a ação docente que visa promover aprendizagens significativas” (p. 73-74)
e podem ser aplicadas a qualquer nível de ensino:
a) Dar sentido: A atitude de “dar
sentido” ao conteúdo parte do
pressuposto que toda aprendizagem se realiza segundo um significado
contextual e emocional.
Ação: exibição
de um vídeo sobre o tratamento com células tronco.
b) Especificar: o
estudante deve perceber as características particulares do conteúdo estudado.
Ação: conversa
informal com os estudantes, no sentido de especificar o que os estudantes
sabiam ou gostariam de saber sobre células-tronco, originando as certezas e
dúvidas dos estudantes.
c) Compreender: relaciona-se
à aprendizagem do conceito e sua utilização em contextos diversos.
Ações:
apresentação do vídeo educativo “Como são as Células: O Corpo Humano”; pesquisa
na internet e leitura do texto impresso: “As Células e os Seres Vivos”; utilizamos
a aprendizagem mecânica, expositiva, mediante a leitura do texto “dividindo
para crescer”, empregado como organizador prévio e apresentação de slides a respeito de divisão celular propiciando
a introdução de novos conceitos; foram utilizados dois objetos de aprendizagem
elaborados nos aplicativos PowerPoint e Excel e mapas conceituais como
facilitador da aprendizagem.
d) Definir: significa
esclarecer um conceito, neste caso, o estudante “deve definir com suas
palavras”.
e) Argumentar: é
relacionar logicamente vários conceitos.
Ação: elaboração
de um texto, no qual precisavam discorrer sobre tudo que aprenderam (estudaram)
sobre células. Nesta ação contemplamos as atitudes de Definir e argumentar.
f) Discutir e Levar para a vida: deve ser promovido
mediante “uma cadeia de raciocínio pela argumentação”, a fim de transformar a
realidade.
Ações: realização de debate e
socialização do projeto para duas turmas de 2ª série, mediante exibição dos slides.
Para mais informações
sobre as etapas de reconstrução do conhecimento ou da facilitação da
aprendizagem significativa, leia:
SANTOS. J. C. F. Aprendizagem
Significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. 4 ed.
Porto Alegre: Mediação, 2011.
_________________________________________UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
PRÓ-REITORIA
DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
PROGRAMA DE
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS
PROJETO DE APRENDIZAGEM
Público alvo: Turma
120 – Vespertino
Tema: Biologia Celular
Delimitação do Tema: Células-tronco
Problema: De
que forma as aplicações de células-tronco podem contribuir para recuperação da
saúde das pessoas e para a melhoria da qualidade de vida?
Objetivo geral:
Pesquisar como as células-tronco podem contribuir para a cura de certas doenças
e garantir uma melhoria na qualidade de vida das pessoas.
Certezas Provisórias:
-
pode gerar outra vida
-
Reconstrói outras partes do corpo
- Só
existe um tipo de célula-tronco.
Dúvidas provisórias;
- O que são Células-tronco?
-
Onde são encontradas as Células-tronco?
-
Para que servem?
-
Como podem ser usadas?
-
quanto custa o tratamento com células-tronco?
-
como podem ser guardadas?
-
Em quantas pessoas já fizeram testes?
-
Como elas surgem?
-
As células-tronco são iguais a outros tipos de células?
-
Quais doenças elas podem curar?
-
Onde são realizados tratamentos com células-tronco no Brasil?
-
Os resultados são sempre positivos?
-
Tem algum efeito colateral?
-
Por que as pessoas tem que ser compatíveis?
-
A pessoa doadora de Células-tronco pode ser prejudicada?
Conteúdo
|
Forma de Assimilação
|
Organização celular
da vida
·
A célula
como unidade estrutural e funcional dos seres vivos:
- Dimensões celulares
- Células procarióticas e eucarióticas;
- Células vegetais e animais
- Ciclo Celular: interfase,
mitose e meiose.
|
Subordinada e
Superordenada, mediante diferenciação progressiva e reconciliação
integrativa.
|
Metodologia
- Pesquisa
bibliográfica e na internet;
-
Apresentação de vídeos educativos, slides e objetos de aprendizagem;
-
Elaboração de mapas conceituais;
-
Debates;
-
Participação e Interação no Blog TIDI, na resolução de atividades, comentários
nas postagens, explicação dos mapas conceituais;
-
Produção de uma apresentação de slides para apresentar os conceitos adquiridos
durante o desenvolvimento do projeto;
-
Socialização do projeto no ambiente escolar;
-
Avaliação diagnóstica, processual e final.
CRONOGRAMA
AÇÕES
|
MESES
|
|||||||||||
JULHO
|
AGOSTO
|
SETEMBRO
|
OUTUBRO
|
|||||||||
SEMANAS
|
SEMANAS
|
SEMANAS
|
SEMANAS
|
|||||||||
3
|
4
|
1
|
2
|
3
|
4
|
1
|
2
|
3
|
4
|
1
|
2
|
|
Avaliação
diagnóstica
|
x
|
|||||||||||
Elaboração
do projeto de aprendizagem
|
X
|
|||||||||||
Elaboração
de mapas conceituais
|
X
|
X
|
||||||||||
Apresentação
de vídeos educativos, slides e objetos de aprendizagem;
|
X
|
X
|
X
|
|||||||||
Pesquisa
bibliográfica e na internet
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|||||||
Participação
e Interação no Blog TIDI, na resolução de atividades, comentários nas
postagens, explicação dos mapas conceituais.
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
||
Debates
em sala
|
X
|
X
|
X
|
|||||||||
Produção
de atividade
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
||||
Socialização
do projeto
|
X
|
|||||||||||
Avaliação
final
|
X
|
AVALIAÇÃO
- Avaliação escrita
diagnóstica e final (prova escrita);
- Mapas conceituais;
- Observação e análise da
participação do aluno durante todo processo, em sala de aula e no Blog;
- Produção de texto sobre
células;
- Análise de conteúdo do
debate;
- Socialização do projeto.
onde são encontradas as Células-tronco?
ResponderExcluirresposta:
Em embriões recém-fecundados (blastocistos), criados por fertilização in vitro - aqueles que não serão utilizados no tratamento da infertilidade (chamadas embriões disponíveis) ou criados especificamente para pesquisa; embriões recém-fecundados criados por inserção do núcleo removido - reposição de núcleo celular (denominada clonagem); células germinativas ou órgãos de fetos abortados; células sanguíneas de cordão umbilical no momento do nascimento; alguns tecidos adultos (tais como a medula óssea ) e células maduras de tecidos reprogramadas para ter comportamento de células tronco.
Nome do site:
//wwwctfar.blogspot.com.br/2010/04/onde-as-celulas-tronco-podem-ser.html
Olá grupo... Que grupo mesmo? Faltou colocar o nome da dupla, tá? Podem também dá uma resumida com as palavras de vocês. Mas, foi bem positivo colocar a fonte de onde retiraram, valeu! Vou esperar uma resumida com as palavras de vocês... Não esqueçam de colocar os nomes ou fakes, ok?
ResponderExcluirGRUPO 4.
ResponderExcluirO que são células-tronco?
As células-tronco são células com capacidade de renovação através da mitose e podem originar tipos especializados de células, que formam os diferentes tecidos do corpo humano.
Onde são encontradas as células-tronco?
As células tronco são encontradas nos tecidos embrionários.
Para que servem?
Uma das principais aplicações é produzir células e tecidos para terapias medicinais.
Como podem ser usadas?
As células-tronco são utilizadas para regenerar tecidos e orgão com alguma doença ou deficiência.
Como podem ser guardadas?
As células são extraídas do cordão umbilical de bebês e podem ser congeladas por pelo menos 15 anos, sem se deteriorar.
Quais doenças elas podem curar?
As doenças mais comuns são essas: Obesidade, Osteoporose, Doenças cardíacas, do Fígado, Alzheimer,
Parkinson, Artrite reumatóide, Diabetes, Displasia do timo,
Traumatismo craniano, Anoxia cerebral.
Os resultados são sempre positivos?
A maioria dos resultados são positivos.
Tem algum efeito colateral?
Em alguns tratamentos sim.
A pessoa doadora de Células-tronco pode ser prejudicado?
Pode ser prejudicado ao se submeter a um tratamento não comprovado, mesmo que tenha uma condição incurável.
Olá grupo 4! Ótimo trabalho... podem postar o nome do grupo? Quanto às certezas vocês conseguiram algumas comprovação? Indico a leitura do texto do site Brasil escola. O link se encontra na aba de "pesquisa".
ResponderExcluirAbçs, Railda
Grupo 4: Cleiciane, Luana, Tarlyson, Mylena.
ResponderExcluiro nosso mapa, foi uma baseque tivemos sobre ''o que é célula''. construimos o mapa com o que lembramos no momento e foi organizado com objetivo de mostrar o que são células e o que são constituidas.
ResponderExcluirsó faltou aplimorar o mapa e falar mais sobre os conhecimento de células.
grupo: natalia, aliny, larissa, dominique e janderson.
Oi Natália, Aliny, Larissa, Dominique e Janderson, obrigada pela postagem. Lembrem que estamos falando dos mapas conceituais. Vamos postar na aba do mapas, ok? Quando abrir a aba dos mapas, por favor coloquem qual o número de seu mapa e, acrescente o que mais o grupo aprendeu sobre células ao longo do projeto, ou seja, que novas ligações o grupo faria.
ResponderExcluirAguardo a participação de todos!!!
quanto custa o tratamento com células troncos?
ResponderExcluirO Ministério da Saúde aprovou um orçamento de 13 Milhões em três anos para a pesquisa das células-tronco da qual participam alguns grandes hospitais brasileiros com o instituto do coração.
Grupo 5
O custo do armazenamento do cordão umbilical em Banco Privado varia de empresa para empresa. O valor da coleta (out. de 2012) gira em torno de R$ 6.000,00 (seis mil reais) e a anuidade paga para a manutenção do material fica em torno de R$ 1.000,00 (hum mil reais).
Grupo 1
O custo por paciente a ser pago pelo governo será de aproximadamente 20 mil reais.
grupo 3
onde são realizado os tratamentos com células tronco no Brasil?
ResponderExcluirOs tratamentos com células-tronco são feitos apenas em grandes centros de pesquisa, como os grandes hospitais e somente para pacientes que assinam um termo de consentimento e concordam em participar desses estudos clínicos. Dentre estes se destacam:
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na Bahia;
UFRJ (Universidade federal do rio de janeiro)
São Paulo;
Rio Grande do Sul
Curitiba.
Grupo 2, 3, 4
tem algum efeito colateral?
ResponderExcluirAs células tronco podem cicatrizar ferimentos regenerando as células daquele local e tecidos inteiros beneficiando aquele individuo. Mas as vezes o tratamento é inútil. Essa inutilidade pode vir a causar um desequilíbrio na homeostase do organismo podendo levar a diversas consequências. Essas consequências é que não se sabe ainda, pelo fato de ainda não se ter um estudo completo das células-tronco.
por que as pessoas tem que ser compatíveis?
ResponderExcluirEssa estratégia evitaria o risco de rejeição que os pacientes correm durante um transplante.
para não ocorrer o risco de rejeição, ou seja de morte.
Grupo 3, 4
pessoa doadora de célula-tronco pode ser prejudicado?
ResponderExcluirO doador não é prejudicado e volta a sua rotina diária um ou dois dias após à doação.
Será um incômodo passageiro para você, porém, sua doação salvará uma vida.
Pode gerar outra vida
ResponderExcluirAs células-tronco realmente se diferenciam formando todos os tipos de células, tecidos, órgãos e sistemas do novo ser vivo.
Só existe um tipo de célula-tronco?
• Células-tronco embrionárias (embriões)
– Totipotentes, aquelas células que são capazes de diferenciarem-se em todos os 216 tecidos que formam o corpo humano
– Pluripotentes ou multipotentes, aquelas células capazes de diferenciar-se em quase todos os tecidos humanos.
• Células-tronco adultas - (medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta, e outros).
– Oligotentes, aquelas células que se diferenciam em poucos tecidos;
– Unipotentes, aquelas células que se diferenciam em um único tecido.