APRESENTAÇÃO
O
produto deste estudo consistiu na criação de um Blog, denominado Teia de
Informações Digitais Interativas – TIDI, que teve a finalidade de divulgar e
mediar o trabalho realizado durante o desenvolvimento da pesquisa do Mestrado
Profissional de Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima,
ocorrido na Escola Estadual “Ana Libória”.
Além
de estimular a participação dos estudantes com “comentários” sobre as
aprendizagens alcançadas, opiniões e análises de mapas conceituais elaborados durante
a pesquisa, fotos, filmes, enfim, registrar todos os momentos e, apresentar aos
professores de Ciências um recurso que pode ser usado cotidianamente em suas
aulas para desenvolver ações presenciais e à distância, favorecendo a interação
entre todos envolvidos no processo.
O Blog TIDI é constituído de 10 páginas, assim
concebidas:
A Escola, que exibe um
resumo da criação da escola até os dias atuais; A turma 120, na qual os estudantes falaram um pouco de si,
se apresentaram, contando o que mais gostam de fazer em casa e na escola, os
sonhos que pretendem realizar, o que estão fazendo para concretizar estes
sonhos, entre outros registros.
O Projeto,
onde foi postado todas as etapas do projeto Células-tronco, as respostas aos
questionamentos iniciais e alguns comentários dos estudantes; A Pesquisa, que apresenta links para páginas conceituadas da
internet, onde são abordados o assunto células-tronco sob diferentes óticas,
bem como links para as entrevistas da Dra. Mayana Zatz e do Padre Vando
Valentino, que os alunos leram para se
informar e se posicionar a respeito do uso ético destas células.
Na
página Mapas Conceituais foram
postados os mapas conceituais criados na fase I (em papel) e III (no software
Cmap Tools) e os comentários dos estudantes embasados no que leram e
pesquisaram, identificando erros nos mapas dos colegas e explicando sobre o
mapa do próprio grupo. Na página Atividades
foi colocada uma cruzadinha desenvolvida no aplicativo Excel chamado “Para
Lembrar” e o “jogo das organelas” criado no PowerPoint, a fim de guardar na
memória os conteúdos estudados, promovendo a consolidação do conhecimento.
A
página Avaliação contém as
avaliações diagnóstica e final, que podem ser baixadas. Em Leituras apresentamos um resumo sobre células adaptado de sites
da web, na página Recursos
disponibilizamos os materiais utilizados em sala de aula na execução do
projeto, tais como vídeos, apresentações de slides e textos, e em Fotos registramos, mediante
imagens, as fases do projeto.
O QUE É BLOG?
Blog é sinônimo
de "Diário de Bordo", porém está disponível na web, ou seja, é uma
página na internet que pode ser utilizada como repositório de informações contendo
texto, imagens, vídeos e sons. O termo
Blog é uma abreviação da palavra Weblog: Web (rede, teia) + Log (registro) =
Registro na rede (Internet).
A sua
diferença de um site tradicional dá-se por seu fácil manuseio, que demanda
apenas conhecimentos básicos de informática de quem os utiliza. A atualização
das postagens é apoiada numa disposição automática, que se organiza
cronologicamente das mais recentes para as mais antigas.
Como os
sites convencionais, podemos criar e publicar textos adicionando imagens e
vídeos, promover debates sobre questões atuais e de relevância para o cotidiano
do estudante, permitindo ao aluno manifestar suas opiniões, em interação com
seus colegas e professores.
Com tantas
possibilidades, os blogs podem ser cada vez mais utilizados por professores e
alunos por sua linguagem simplificada ou por constituir um enorme
suporte ao ensino e aprendizagem de todas as disciplinas, podendo ser utilizados
em diversas disciplinas ou atividades interdisciplinares em diferentes níveis
de ensino e com múltiplas intenções pedagógicas, graças às suas características
de flexibilidade e amplo potencial de utilização, tornando-se uma extensão
prazerosa da sala de aula.
Neste
estudo, embora o blog não tenha sido aprovado pela maioria dos estudantes,
alguns apontaram aspectos positivos, considerando-o uma forma interessante de
estudar e aprender, além da possibilidade de desenvolver as atividades em casa.
Dessa
forma, sugerimos esta ferramenta como potencialmente viável, para servir como
repositório de atividades e como um espaço mediador da aprendizagem, onde o
pré-requisito principal para uso é a sua assimilação pelo estudante, que deve
ser conquistada quando este, sozinho ou em grupo, se envolver em todos os momentos
de sua criação, sendo
os autores do próprio Blog.
Saiba mais...
Saiba mais...
Olá Railda! Parabéns pelo trabalho! É emocionante encontrar aqui todo o processo do seu trabalho, os materiais utilizados disponíveis, as interações dos alunos e os resultados. Espero que com este blog possa multiplicar essa experiência, que outros professores que ensinam Ciências façam uso do material disponível e desse exemplo, utilizando as mídias e tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem. Sucesso na sua defesa!!!
ResponderExcluir