"O raciocínio lógico leva você de A a B. Imaginação leva a qualquer lugar que você quiser"
Albert Einstein

O Produto

APRESENTAÇÃO
O produto deste estudo consistiu na criação de um Blog, denominado Teia de Informações Digitais Interativas – TIDI, que teve a finalidade de divulgar e mediar o trabalho realizado durante o desenvolvimento da pesquisa do Mestrado Profissional de Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima, ocorrido na Escola Estadual “Ana Libória”.
Além de estimular a participação dos estudantes com “comentários” sobre as aprendizagens alcançadas, opiniões e análises de mapas conceituais elaborados durante a pesquisa, fotos, filmes, enfim, registrar todos os momentos e, apresentar aos professores de Ciências um recurso que pode ser usado cotidianamente em suas aulas para desenvolver ações presenciais e à distância, favorecendo a interação entre todos envolvidos no processo.
O Blog TIDI é constituído de 10 páginas, assim concebidas:
A Escola, que exibe um resumo da criação da escola até os dias atuais; A turma 120, na qual os estudantes falaram um pouco de si, se apresentaram, contando o que mais gostam de fazer em casa e na escola, os sonhos que pretendem realizar, o que estão fazendo para concretizar estes sonhos, entre outros registros.
O Projeto, onde foi postado todas as etapas do projeto Células-tronco, as respostas aos questionamentos iniciais e alguns comentários dos estudantes; A Pesquisa, que apresenta links para páginas conceituadas da internet, onde são abordados o assunto células-tronco sob diferentes óticas, bem como links para as entrevistas da Dra. Mayana Zatz e do Padre Vando Valentino, que os alunos leram para se  informar e se posicionar a respeito do uso ético destas células.
Na página Mapas Conceituais foram postados os mapas conceituais criados na fase I (em papel) e III (no software Cmap Tools) e os comentários dos estudantes embasados no que leram e pesquisaram, identificando erros nos mapas dos colegas e explicando sobre o mapa do próprio grupo. Na página Atividades foi colocada uma cruzadinha desenvolvida no aplicativo Excel chamado “Para Lembrar” e o “jogo das organelas” criado no PowerPoint, a fim de guardar na memória os conteúdos estudados, promovendo a consolidação do conhecimento.
A página Avaliação contém as avaliações diagnóstica e final, que podem ser baixadas. Em Leituras apresentamos um resumo sobre células adaptado de sites da web, na página Recursos disponibilizamos os materiais utilizados em sala de aula na execução do projeto, tais como vídeos, apresentações de slides e textos, e em Fotos registramos, mediante imagens, as fases do projeto.
O QUE É BLOG?
Blog é sinônimo de "Diário de Bordo", porém está disponível na web, ou seja, é uma página na internet que pode ser utilizada como repositório de informações contendo texto, imagens, vídeos e sons.  O termo Blog é uma abreviação da palavra Weblog: Web (rede, teia) + Log (registro) = Registro na rede (Internet).
A sua diferença de um site tradicional dá-se por seu fácil manuseio, que demanda apenas conhecimentos básicos de informática de quem os utiliza. A atualização das postagens é apoiada numa disposição automática, que se organiza cronologicamente das mais recentes para as mais antigas.
Como os sites convencionais, podemos criar e publicar textos adicionando imagens e vídeos, promover debates sobre questões atuais e de relevância para o cotidiano do estudante, permitindo ao aluno manifestar suas opiniões, em interação com seus colegas e professores.
Com tantas possibilidades, os blogs podem ser cada vez mais utilizados por professores e alunos por sua linguagem simplificada ou por constituir um enorme suporte ao ensino e aprendizagem de todas as disciplinas, podendo ser utilizados em diversas disciplinas ou atividades interdisciplinares em diferentes níveis de ensino e com múltiplas intenções pedagógicas, graças às suas caracte­rísticas de flexibilidade e amplo potencial de utilização, tornando-se uma extensão prazerosa da sala de aula.
Neste estudo, embora o blog não tenha sido aprovado pela maioria dos estudantes, alguns apontaram aspectos positivos, considerando-o uma forma interessante de estudar e aprender, além da possibilidade de desenvolver as atividades em casa.
Dessa forma, sugerimos esta ferramenta como potencialmente viável, para servir como repositório de atividades e como um espaço mediador da aprendizagem, onde o pré-requisito principal para uso é a sua assimilação pelo estudante, que deve ser conquistada quando este, sozinho ou em grupo, se envolver em todos os momentos de sua criação, sendo os autores do próprio Blog.

Saiba mais...




Um comentário:

  1. Olá Railda! Parabéns pelo trabalho! É emocionante encontrar aqui todo o processo do seu trabalho, os materiais utilizados disponíveis, as interações dos alunos e os resultados. Espero que com este blog possa multiplicar essa experiência, que outros professores que ensinam Ciências façam uso do material disponível e desse exemplo, utilizando as mídias e tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem. Sucesso na sua defesa!!!

    ResponderExcluir